Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ manda Tribunal transferir depósitos judiciais para banco oficial

    há 13 anos

    O Conselho Nacional de Justiça determinou, nesta terça-feira (23), que o TJ-PR transfira imediatamente para um banco oficial os depósitos judiciais que hoje se encontram no Banco Itaú. A notícia é do site jurídico “Última Instância”.

    O plenário do Conselho também aprovou a abertura de uma sindicância na Corregedoria Nacional de Justiça para apurar os responsáveis por uma série de irregularidades apontadas pelo Conselheiro Walter Nunes, relator de um procedimento administrativo contra a Corte paranaense.

    Segundo o Relator, as irregularidades começaram no ano 2000, após a compra, pelo Itaú, do Banestado (Banco do Estado do Paraná). Na ocasião, o TJ-PR manteve na instituição privada os depósitos judiciais que, antes da privatização, estavam no Banestado.

    Isso foi decidido com base na Medida Provisória 2192
    -70 de 24 de agosto de 2001, que não exigia a transferência desses recurso s para um banco oficial. No entanto, mesmo após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que considerou a MP inconstitucional, em 2006, o Tribunal manteve os recursos no banco privado.

    Outra irregularidade apontada pelo relator foi acordo entre o TJ-PR e o Itaú pelo qual os depósitos judiciais seriam remunerados pelos índices da Caderneta de Poupança e o banco converteria essa remuneração na realização de obras e compras de bens em favor do Tribunal. Assim, o Itaú utilizou recursos públicos em várias aquisições sem licitação - foram gastos R$ 39,2 milhões entre 2001 e 2006 - configurando “grave irregularidade”, conforme o relator.

    De acordo com Walter Nunes, houve irregularidade também na destinação dos bens adquiridos pelo banco privado. “Vários bens não tinham qualquer relação com a finalidade precípua do Poder Judiciário”, disse Nunes, informando que as aquisições incluem brindes para comemorações no Tribunal e produtos que foram doados para uma creche do Paraná.

    • Publicações2093
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-manda-tribunal-transferir-depositos-judiciais-para-banco-oficial/2480118

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)